Meu cabelo, MINHAS REGRAS!

Desde quando o seu cabelo tem que combinar com a sua pele? Desde quando sua mudança de estilo, cor ou penteado te faz branca ou negra?

Certa matéria sobre a Beyoncé loira, alisada e de franja se apropriar da cultura BRANCA me deixou um tanto quanto chateada ao ver que as pessoas tem uma limitação absurda em relação a esse assunto. Essa não é a primeira vez que vejo esse tipo de comentário, ainda mais quando se trata da Beyoncé que muda de cabelo toda hora, eu chego a ficar enojada quando leio coisas do tipo ‘quer defender a mulher negra mas alisa o cabelo’ ou ‘tão negra que pinta o cabelo de loiro’ ‘ela quer ser branca a todo custo’…  De onde será que as pessoas tiraram que somente brancas são loiras? Certamente somente pessoas ignorantes pensam assim. Até porque se tivesse um pouquinho de conhecimento, saberiam que os habitantes das Ilhas Salomão são na maioria negros de cabelos loiros.

negros_loiros2b

explique essa apropriação da cultura branca

 

Tenho amigas brancas e loiras que preferem pintar o cabelo de ruivo, isso as torna o que? E aquela que tem cabelo liso escorrido e ama usar baby liss pra cachear e dar volume? Será que ela quer ser negra? Sério, pare e pense como esses argumentos são ridículos e acorde! Nossa raça vai muito além da decisão de uma mudança capilar.

Tyra é negra, é loira, é alisada, É LINDA SIM!

É negra, é loira, é alisada, É LINDA SIM!

Não defendo só porque sou negra, inclusive tenho amigas brancas  de cabelo liso que me perguntam “será que se eu fizer box braids vai ficar legal? Até porque eu sou branca” e eu sempre incentivo a fazer, inclusive, sou doida pra alguma delas fazer logo pra eu levantar a bandeira das brancas lindas e trançadas, pois já vi muitas negras discriminando mulheres com cabelo liso que desejam usar tranças, senti até certa vergonha quando vi esse preconceito em um grupo do facebook.

Telana, branca, de cabelo liso e LINDA DE BOX BRAIDS

Telana, branca, de cabelo liso e LINDA DE BOX BRAIDS

Aí eu fico imaginando… de onde tiraram que existe raça específica pra cada tipo de cabelo? Estamos em pleno 2015, você pode fazer o que quiser no seu cabelo, tire da sua mente que loiras são brancas e trançadas são negras. O cabelo é SEU, faça dele o que faz com que você se sinta bem! Pinte, alise, cacheie, trance e corte do jeito que você bem entender, não ligue para essa sociedade de mente pequena, não deixe ninguém falar o que você deve fazer ou não com seu cabelo, apenas se jogue no seu estilo e seja feliz DO JEITO QUE VOCÊ ACHAR MELHOR!

beijos empoderados pra vocês *)

 

Loading Facebook Comments ...
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.